Novembro Vermelho

“NOVEMBRO VERMELHO”.

Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal: diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Nesta Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal – de 1 a 7 de novembro .
O Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância do diagnóstico precoce como fator principal para cura da doença, o que representa 95% de eficácia.

 

Para o Sistema de Conselhos Regionais de Odontologia, o maior desafio no combate ao câncer bucal é a desinformação sobre a doença, daí a importância da divulgação de informações confiáveis oportunizadas por essa Semana Nacional.

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua).

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance. Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta com o Cirurgião-Dentista a cada seis meses é o ideal para sua avaliação e prevenção.

 

Deixe um comentário