Histórico da Sociedade Hospitalar São Francisco de Assis

A história da presença das Irmãs da Divina Providência em Santo Amaro da Imperatriz teve início em 1910 com a instituição e manutenção de uma pequena farmácia e a prestação de serviços de enfermagem ambulante.

Em 11 de novembro de 1951, diversas lideranças de Santo Amaro, sob a coordenação do Pe. Frei Fidêncio Feldmann, fundaram a Sociedade Hospitalar São Francisco de Assis, que teria por finalidade elementar “construir e ajudar a manter um hospital”. Na reunião da fundação foi eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída: Pe. Frei Fidêncio Feldmann – Presidente de honra; João Marcolino Costa – Presidente; Manoel Júlio Pereira – Primeiro Vice-presidente; Orlando Becker – Segundo Vice-presidente; Haroldo Silva – Primeiro Secretário; Wilmar Gerent – Segundo Secretário; Júlio Jacob Broering – Primeiro Tesoureiro; Pedro Gerent – Segundo Tesoureiro.


Em 12 de março de 1961, o primeiro pavimento do hospital ficou pronto e, a partir de 02 de fevereiro de 1962, a farmácia das irmãs foi instalada no espaço físico do novo Hospital . Foi então que começou a funcionar o Hospital São Francisco de Assis, de Santo Amaro, pronta e acabada a primeira ala.

Em 1964, o presidente da Diretoria do Hospital, Pe. Frei Fidêncio Feldmann, encaminhou um pedido de auxílio financeiro para a instituição católica alemã “Bischöfliches Hilfswerk Misereor” e conseguiu uma doação vultosa, enviada parceladamente. Essa doação possibilitou o reinício das obras em 01 de junho de 1964, paradas bastante tempo por falta de recursos. E após ter recebido um equipamento de Raio X, importado da Alemanha e doado pela “Misereor”, o Hospital São Francisco de Assis pôde ser inaugurado aos 19 de setembro de 1965, com missa presidida pelo Pe. Frei Fidêncio Feldmann. Sobre a inauguração, o Livro do Tombo registrou:

Fato importante na vida de Santo Amaro da Imperatriz deu-se a 19 de setembro: foi finalmente inaugurado o Hospital São Francisco de Assis. No ato de inauguração, Frei Fidêncio, a quem se deve grande parte do esforço nessa obra, celebrou solene missa de ação de graças. Deixemos expresso nosso agradecimento aos católicos alemães e a quantos colaboraram para a realização dessa obra. O Hospital está entregue aos cuidados de cinco Irmãs da Divina Providência

As Irmãs da Divina Providência deixaram a administração do Hospital São Francisco de Assis, retirando-se, definitivamente, de Santo Amaro da Imperatriz no dia 01 de março de 1979. Sucederam as Irmãs da Divina Providência na administração do Hospital, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. As três pioneiras Irmãs Apóstolas: Irmã Silviana Salomão, Irmã Antônia Aparecida Cavalini e Irmã Cleuza Pires Rocha, chegaram no dia 06 de fevereiro de 1983.

Na década de 1980 , o hospital teve seu espaço físico ampliado, com o início da construção de uma nova ala, cujo andar térreo foi inaugurado no dia 26 de maio de 1984. Atualmente o hospital oferece serviços de emergência, exames, leitos de internação de clínica médica e cirurgias de diferentes especialidades.